segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Star Wars 1 x 0 Céticos

Finalmente uma notícia que deixou a comunidade Geek com um sentimento de vitória, basicamente um "Eu não disse, seus $#@&#@!$?". Uma empresa de tecnologia coreana apresentou essa semana um celular que apresenta a imagem holográfica do interlocutor através do aparelho (vejam as fotos: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1317998-6174,00.html ). É claro que isso pra a comunidade aficcionada em filmes de ficão como eu isso não é novidade, afinal de contas o primeiro filme da saga Star Wars já tinha apresentado isso a mais de 30 anos, mas para os céticos de filmes de ficção (basicamente críticos que acham que assistir filmes desse tipo é perda de tempo) foi algo que ninguém imaginava se tornar realidade para a geração atual.

Em 1977, o robô R2D2 apresentou pela primeira vez ao mundo a tecnologia do holograma utilizada para a comunicação. Eu, que assistí ao filme na infância, fiquei totalmente abismado com aquilo. Para mim, filmes de ficção se resumiam a naves em combate e tiros de raio laser. Star Wars não só entreteu a plateia como apresentou quebras de paradigmas para filmes de ação/ficção (incorporando por exemplo as lutas de sabre de luz em meio aos tiroteios) e principalmente plantou algumas idéias nas cabeças daquela geração.



É claro que Bill "Darth Vader" Gates também apareceu como holograma no congresso mundial de tecnologia em 2008, mas venhamos e convenhamos, vindo dele não duvido que tenha sido uma imagem projetada em um vidro (tipo no brinquedo da casa mal assombrada da Disney).

Outro exemplo também apresentado essa semana, obviamente muito mais ingrato, é a "invenção" do Pentágono que pode tornar os combates aéreos semelhantes a cenas de combates do filme Star Wars, com um laser tão pequeno que cabe em um jato de guerra, mas poderoso o bastante para derrubar mísseis inimigos em vôo. Não tem jeito, a mesma fórmula que nos trouxe prosperidade (E=MC2) também foi o fundamento da bomba atômica.

Dentre todas essas tecnologias, eu, particularmente, não vejo a hora de implementarem o teletransporte...

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Porque Deus quis.


Estou cansado. Estou cansado e sem paciência para trabalho, para família, para amigos, para corrida, pro surf, para blog. Ainda não sei o motivo, estou analisando, mas o importante é que cheguei a algumas conclusões importantes sobre minha vida que provavelmente não chegaria se estivesse numa boa, tranquilaço. Períodos como esses são fundamentais para o crescimento pessoal. Agora eu sei porque as mulheres amadurecem mais cedo. Elas tem TPM todo mês, dessa forma desde os 12 ou 13 anos de idade começam a ter essa possibilidade. Os homens tem TPM de 02 a 03 vezes NA VIDA! Enquanto as meninas estão revendo seus conceitos, nós estamos jogando bola, surfando ou tomando umas com os amigos. Lembro que tive minha primeira TPM no meu aniversário de 25 anos, quando, de acordo com o meu cronograma de vida (que estava inclusive no MS-project), teria que acabar com a vida de jovem solteiro destruidor e começar a entrar na idade adulta, buscando crescimento profissional, reconhecimento, família, etc. Esse mês, aos 34 anos, estou na minha segunda TPM.
A primeira conclusão que cheguei foi que eu não fui feito para trabalhar. Eu tenho muito mais a contribuir para a sociedade sendo um playboy do que um peão. Não é pra rir, não! É sério! Não ia ficar esbanjando, não. Já tenho meu caráter moldado e até sei como empregaria toda minha fortuna. Vou até jogar na mega-sena este fim de semana...

A segunda conclusão foi a mais séria. Não tenho mais certeza do futuro. Tá tudo caminhando pra trás e ninguém faz nada a respeito. A violência tá foda, o mercado de trabalho tá foda, a falta de grana tá foda e estou perdendo a minha qualidade de vida de que eu tanto prezo. As favelas estão tomando conta da cidade e o crime está mais organizado e violento do que nunca. Uma coisa era roubarem se relógio, outra coisa é sequestro seguido de morte! Sei que isso sempre existiu, mas agora está demais! O mercado de trabalho de Salvador está voltado pra turismo, ou seja, sub-emprego! Vender colar em porta de hotel é que está sendo considerado geração de emprego. Não temos mais industrias bancos ou grandes empresas. A coisa té ficando feia...

Uma outra conclusão que eu cheguei foi a de que nem tudo precisa ser explicado. Que saco! Nada está me irritando mais do que ter que explicar porque a luz acende ou porque o avião pode voar (valeu Raul). Já fiquei a um passo de responder pro meu chefe que aquela despesa entrou no meu projeto porque Deus quis assim e pronto! Foi o destino! O que é que eu posso fazer contra o destino?!?!? Por quê você não chegou no horário? porque Deus quis. Por quê esse restaurante? Porque Deus quis.
Ficam me perguntando toda hora porque eu resolví escrever um blog. Porque eu quis, porra, e pronto!