segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Star Wars 1 x 0 Céticos

Finalmente uma notícia que deixou a comunidade Geek com um sentimento de vitória, basicamente um "Eu não disse, seus $#@&#@!$?". Uma empresa de tecnologia coreana apresentou essa semana um celular que apresenta a imagem holográfica do interlocutor através do aparelho (vejam as fotos: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1317998-6174,00.html ). É claro que isso pra a comunidade aficcionada em filmes de ficão como eu isso não é novidade, afinal de contas o primeiro filme da saga Star Wars já tinha apresentado isso a mais de 30 anos, mas para os céticos de filmes de ficção (basicamente críticos que acham que assistir filmes desse tipo é perda de tempo) foi algo que ninguém imaginava se tornar realidade para a geração atual.

Em 1977, o robô R2D2 apresentou pela primeira vez ao mundo a tecnologia do holograma utilizada para a comunicação. Eu, que assistí ao filme na infância, fiquei totalmente abismado com aquilo. Para mim, filmes de ficção se resumiam a naves em combate e tiros de raio laser. Star Wars não só entreteu a plateia como apresentou quebras de paradigmas para filmes de ação/ficção (incorporando por exemplo as lutas de sabre de luz em meio aos tiroteios) e principalmente plantou algumas idéias nas cabeças daquela geração.



É claro que Bill "Darth Vader" Gates também apareceu como holograma no congresso mundial de tecnologia em 2008, mas venhamos e convenhamos, vindo dele não duvido que tenha sido uma imagem projetada em um vidro (tipo no brinquedo da casa mal assombrada da Disney).

Outro exemplo também apresentado essa semana, obviamente muito mais ingrato, é a "invenção" do Pentágono que pode tornar os combates aéreos semelhantes a cenas de combates do filme Star Wars, com um laser tão pequeno que cabe em um jato de guerra, mas poderoso o bastante para derrubar mísseis inimigos em vôo. Não tem jeito, a mesma fórmula que nos trouxe prosperidade (E=MC2) também foi o fundamento da bomba atômica.

Dentre todas essas tecnologias, eu, particularmente, não vejo a hora de implementarem o teletransporte...

2 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi nada, afinal nunca assisti (e nem assistirei) Star Wars. Ahhh... ET tbm não!!!!
kkk
Dani Mendes

Ti-it disse...

Foda é crescer ouvindo essa chatice o tempo todo!